Para relaxar, respirar ar puro e aproveitar os finais de semana, as varandas e áreas externas se tornaram nossas melhores aliadas, aproximando-nos um pouquinho do verde – por isso, merecem atenção especial na hora de decorar, recebendo móveis confortáveis, belos e resistentes.
Nessa reconexão com o lar, percebemos como um bom mobiliário pode fazer toda a diferença. Assim, separamos algumas dicas para ajudar na hora de mobiliar a varanda e área externa.
Veja também:
- Quintal pequeno vira “oásis mediterrâneo” após reforma; veja antes e depois
- Reformas no inverno: época de reparar piscinas e redecorar varandas
- Durante quarentena, pai constrói cafeteria no quintal de casa; veja antes e depois
Segundo Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, ao escolher uma boa peça para área externa, é preciso levar em conta que ela ficará exposta ao sol, vento, chuva e luz solar direta. “Os móveis devem ser de materiais resistentes, que aguentem as intempéries”, explica.
Material dos móveis
É o caso das fibras sintéticas e cordas náuticas, em alta no décor, pensadas para resistir aos diferentes climas. A madeira também é uma boa opção, desde que receba um tratamento específico de impermeabilização.
Veja também:
- 4 dicas para transformar seu jardim em um refúgio para a família
- Os segredos para tornar a sua varanda irresistível
- 3 maneiras de transformar seu espaço ao ar livre em sala de estar
Alumínio, plástico e acrílico também são boas escolhas. Ainda que os materiais escolhidos sejam resistentes, mesmo quando não estão sendo usadas, as peças devem ser cobertas por lona, garantindo uma proteção maior.
Imagens: Reprodução/Sierra Móveis Gabriel
Quando revestidos, os mobiliários devem receber tecidos também resistentes. “As melhores opções devem ser as sintéticas, que trazem toda a tecnologia necessária”, diz Gisele. Eles possuem resistência ao desbotamento e repelem a água, promovendo uma secagem rápida.
Funcionalidade
Funcionalidade também deve ser levada em conta na hora de escolher um móvel para área externa – na região em torno da piscina, opte por chaises ou cadeiras reclináveis, perfeitas para aproveitar o sol. É importante também sempre se lembrar das mesas de centro e apoio, que atendem à família nas horas de lazer.
Como o ambiente é pensado para o relaxamento, escolher peças com design mais rústico ou casual é a melhor pedida. “As chaises são as favoritas, pois garantem muito conforto e, dependendo do modelo, podem acomodar mais de uma pessoa”, explica Gisele Leal. No entanto, os balanços tmabém são uma aposta que traz toda a leveza necessária para os espaços abertos.
Varandas
Agora, quando falamos de varandas – que cada vez mais ganham o protagonismo nos apartamentos, especialmente de grandes cidades – o ideal é, primeiro, se atentar a finalidade do espaço.
Veja também:
- As melhores plantas para fazer um jardim na varanda
- Varanda gourmet: veja 3 pontos fundamentais antes de montar a sua
- Suculentas: 15 jardins inacreditáveis para casa
Além disso, uma varanda gourmet será composta de forma diferente de uma varanda relax. Por fim, banquetas são ótimas para varandas pequenas, trazendo descontração sem ocupar muito espaço. “Toda peça deve ser escolhida levando em conta a área da varanda, permitindo uma composição harmônica e que não comprometa a circulação”, diz Gisele.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br